As 7 ferramentas da qualidade e por que utilizar?
As 7 ferramentas da qualidade e por que utilizar?
As sete ferramentas da qualidade, criadas por Kaoru Ishikawa na década de 1950, são técnicas fundamentais para o controle e a melhoria contínua dos processos. Ishikawa, um renomado especialista japonês em qualidade, acreditava que 95% dos problemas enfrentados pelas organizações poderiam ser resolvidos com o uso dessas ferramentas.
Por Que Utilizar as Ferramentas da Qualidade?
Para Ishikawa, essas ferramentas são essenciais porque ajudam a definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas organizacionais. Elas foram implementadas em grandes empresas ao redor do mundo desde os anos 1950, sendo aplicáveis a todos os níveis hierárquicos, desde gerentes até operadores.
As Sete ferramentas da qualidade:
Fluxograma: é uma representação gráfica de um determinado processo, mostrando todas as etapas sequenciais se relacionando. Esta ferramenta facilita a compreensão e análise do fluxo de atividades, identificando possíveis pontos de melhoria.
Diagrama de Ishikawa: conhecido como diagrama de espinha-de-peixe tem como objetivo de explorar todas as possíveis causas de um determinado problema específico ou condição, ou seja, representar a relação entre efeito e todas as possíveis causas que pode contribuir com esse efeito. Esta ferramenta ajuda a identificar e categorizar as causas raízes dos problemas.
Folha de Verificação: é uma lista de itens ou formulários planejados usados para coletar dados de um determinado processo, verificando se determinado item ocorreu ou não ocorrências. Esta ferramenta simplifica a coleta e a análise de dados, garantindo consistência e precisão.
Diagrama de Pareto: recurso gráfico no formato de barra usando critérios de medição ele identifica os problemas mais importantes. Esta ferramenta ajuda a priorizar esforços de melhoria, focando nos problemas que terão maior impacto.
Histograma: recurso de gráfico no formato de barra que mostra a distribuição de dados. Esta ferramenta permite visualizar a variabilidade e a tendência central dos dados, facilitando a análise estatística.
Diagrama de Dispersão: recurso gráfico que mostra a relação de causa e efeito entre duas ou mais variáveis, ou seja, quando alterar uma variável ele mostra o que acontece com as outras. Esta ferramenta ajuda a identificar padrões e relações de causa e efeito entre variáveis.
Controle Estatístico de Processo (CEP): recurso gráfico usado para acompanhar processos, cujo objetivo é detectar variações indesejadas em um processo. Esta ferramenta garante que o processo permaneça sob controle e dentro dos limites especificados, melhorando a consistência e a qualidade.
Leia mais sobre as ferramentas da qualidade no nosso material gratuito: 11 ferramentas da qualidade que você precisa conhecer clicando aqui!
Com o 8Quali você automatiza toda sua Gestão da Qualidade. Clique no botão abaixo e conheça mais sobre todas as soluções com nosso time de especialistas:
CONVERSE COM UM ESPECIALISTAComentários (2)
Deixe o seu comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Você sabe o que é Histograma? - 8IDEA
[…] uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Histograma, também conhecido como Gráfico de Distribuição de Frequências, é uma […]
Interpretando o Diagrama de Dispersão - 8IDEA
[…] uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Diagrama de Dispersão, também conhecido como Gráfico de Dispersão ou de Correlação, é […]