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Conheça as principais Ferramentas da Qualidade e saiba quando usá-las!

Conheça as principais Ferramentas da Qualidade e saiba quando usá-las!
Ferramentas da Qualidade

Conheça as principais Ferramentas da Qualidade e saiba quando usá-las!

O artigo de hoje aborda um tema bastante recorrente mas totalmente necessário. Quais as principais ferramentas da Qualidade e o mais importante: como usar cada uma para otimizar os resultados da sua empresa!

As ferramentas da qualidade são métodos utilizados para identificar e resolver problemas relacionados à qualidade de um processo, produto ou serviço. Podendo ser utilizadas em diferentes etapas do ciclo de vida de um produto/serviço. Ou seja, desde o projeto até a entrega final ao cliente. 

Existem inúmeras ferramentas da Qualidade que servem para auxiliar na melhoria dos processos, produtos ou serviços. Neste artigo, abordaremos as principais com exemplos, a fim de ilustrar o uso de cada uma na prática. Vamos lá?

Principais ferramentas da Qualidade e a melhor forma de utilizá-las

Essas são algumas das principais ferramentas da Qualidade e suas principais aplicações:

  • Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito): utilizada para identificar as causas raízes de um problema. Muito eficaz para analisar processos e produtos e descobrir quais fatores podem estar afetando a qualidade. Podendo ser usada quando há um problema a ser resolvido.
  • Gráfico de Pareto: utilizada para identificar os problemas mais frequentes ou críticos em um processo ou produto. Através do gráfico, é possível classificar os problemas em ordem decrescente de frequência ou impacto. Ele ainda auxilia a priorizar as ações de melhoria. Pode ser utilizado para identificar os problemas mais relevantes em um processo ou produto.
  • Fluxograma: essa ferramenta ajuda a visualizar e entender um processo. É útil para identificar onde ocorrem os problemas, as etapas críticas e os pontos de melhoria. Excelente para auxiliar no entendimento e análise dos processos.
  • Gráfico de Controle: utilizada para monitorar um processo ao longo do tempo e verificar se ele atende os limites esperados. É útil para detectar problemas de qualidade e garantir que um processo esteja sob controle. 
  • Diagrama de dispersão: utilizada para analisar a relação entre duas variáveis. É ideal para ajudar a identificar se existe uma correlação entre as variáveis bem como entender como uma pode afetar a outra. 

Além dessas ferramentas da Qualidade, cabe ressaltar que existem muitas outras. O ideal é entender qual é a necessidade da empresa e utilizar aquela ferramenta que possa trazer o maior auxílio e maiores resultados.

As ferramentas da Qualidade também podem ser utilizadas em conjunto, dependendo do objetivo. O importante é chegar no resultado esperado tirando o máximo de proveito de cada uma delas. 😉

Baixe aqui o nosso e-book gratuito sobre as ferramentas da qualidade.

Exemplos práticos de como utilizar as ferramentas da Qualidade

Agora que já conhecemos algumas dessas ferramentas, vamos mostrar como utilizá-las na prática. Vejamos! 😉

Diagrama de Ishikawa

Vamos imaginar que uma empresa de alimentos vem recebendo inúmeras reclamações dos clientes, referentes ao sabor de um determinado produto.

Essa empresa pode utilizar o diagrama de Ishikawa para identificar as possíveis causas do problema. Dividindo as possíveis causas em categorias como:

  • ingredientes;
  • processos de fabricação,
  • transporte,;
  • embalagem;
  • etc.

Após levantar as causas dentro de cada categoria, é possível analisá-las em detalhes buscando identificar a causa raiz do problema. Assim, torna-se mais fácil organizar planos de ação e resolver o que for preciso.

Gráfico de Pareto

Imagine que uma fábrica de eletrônicos está preocupada com a quantidade de defeitos que estão ocorrendo na linha de produção.

O gráfico de Pareto pode ser utilizado para identificar os tipos mais comuns de defeitos e, assim,  priorizar as ações de melhoria.

Hipoteticamente, se for detectado que a maioria dos defeitos está relacionada a um determinado componente, por exemplo, a empresa pode focar em melhorar a qualidade desse componente em específico e resolver a maior parcela de defeitos..

Fluxograma

Um exemplo de uso de fluxograma é a representação de um processo ou procedimento, mostrando as etapas e a sequência de ações que devem ser realizadas.

Pode-se criar um fluxograma para mostrar o processo de empréstimo financeiro, por exemplo, a fim de identificar em qual etapa o processo pode estar demorando mais para ser finalizado. Para isso é importante detalhar cada parte do processo, com o máximo de informações possíveis.

Gráfico de Controle

Uma fábrica de automóveis pode utilizar o gráfico de controle para monitorar a qualidade dos motores produzidos, por exemplo.

Com os gráficos de Controle, é possível coletar dados regularmente e analisar se a qualidade dos motores atinge os limites esperados.

Caso a empresa note um aumento nos defeitos, por exemplo, medidas corretivas podem ser tomadas a fim de garantir a qualidade do processo e do produto (ou serviço).

Diagrama de dispersão

Uma agência de marketing pode usar o diagrama de dispersão para analisar a relação entre o orçamento de publicidade e as vendas dos clientes.

Ele é utilizado para coletar dados e, através do gráfico, verificar se existe alguma relação entre as variáveis. Podendo ainda ajudar a identificar possíveis causas e efeitos em um processo ou fenômeno.

Relação entre as ferramentas da Qualidade e a ISO 9001:2015

Muitas ferramentas da qualidade são frequentemente utilizadas em paralelo à implementação da norma ISO 9001:2015. Norma que trata do Sistema de Gestão da Qualidade. Isso porque essas ferramentas podem auxiliar em todas as etapas do ciclo de melhoria contínua descritos na ISO 9001. Vejamos:

  • Planejamento: no planejamento, as empresas estabelecem objetivos e planos de ação para alcançá-los. As ferramentas da qualidade podem ser utilizadas para identificar oportunidades de melhoria, bem como auxiliar a definir metas específicas;
  • Execução: na etapa de execução, as empresas executam as ações estabelecidas na etapa de planejamento. As ferramentas da qualidade podem ser utilizadas para monitorar o progresso e ainda garantir que as metas sejam alcançadas;
  • Verificação: nesta etapa avaliamos se as metas estabelecidas foram alcançadas e se os processos estão funcionando de forma eficaz. As ferramentas da qualidade podem ser utilizadas para medir o desempenho e identificar oportunidades de melhoria;
  • Ação corretiva: nesta etapa, as empresas tomam medidas para corrigir os problemas identificados e implementam mudanças. A fim de evitar que os problemas voltem a ocorrer. As ferramentas da qualidade podem ser utilizadas para acompanhar as ações tomadas e ainda identificar soluções mais eficazes.

Ferramentas da Qualidade: o diferencial que pode colocar sua empresa na frente!

A utilização das principais ferramentas da Qualidade pode agregar muito valor aos processos da sua empresa!

Isso porque muitas vezes conhecemos a metodologia “melhoria contínua”, mas não sabemos exatamente qual caminho tomar. Com as ferramentas da Qualidade como aliadas, é possível entender cada vez mais todas as etapas dos processos e, assim, pensar em melhorias ou ações corretivas.

Essas ferramentas são tão importantes que criamos formas de você customizar a utilização do nosso software, o 8Quali. Por meio de campos customizáveis, você pode trabalhar diversas ferramentas na sua empresa. Além, é claro, de já contarmos com diversas outras ferramentas consagradas e essenciais para a gestão da qualidade, tais como:

  • 5 porquês;
  • Diagrama de Ishikawa;
  • Brainstorm;
  • o próprio PDCA;
  • 5W2H;
  • Gráfico de Gantt;
  • Matriz de Riscos;
  • e outras!

Se quiser saber mais e bater um papo com a gente, agende uma apresentação clicando aqui.

Vimos que existem muitas ferramentas e que cada uma pode trazer um benefício diferente na utilização. É muito comum também combinar as ferramentas, isso auxilia (e muito) na detecção de um problema, por exemplo.

Portanto, agora que você já conhece algumas dessas ferramentas, tenho certeza de que será muito mais fácil e eficaz identificar pontos de melhoria ou perceber aquela falha que antes não era tão evidente. Mãos à obra!? 😉

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